REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ

REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ
REDES SOCIAIS DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS- CODÓ

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Horta – uma atividade interdisciplinar

Montar uma horta na escola é um trabalho grandioso, pois este é um tema rico que possibilita ao professor a abrangência de várias disciplinas.
É uma atividade que envolve muito os alunos, já que trabalhar com terra aumenta a disposição e a energia do corpo, proporcionando prazer, aliviando o estresse da sala de aula e deixando todos mais calmos.
O professor deve montar um projeto de acordo com a idade de seus alunos e discutindo com os mesmos sobre quais plantas preferem trabalhar, definindo o dia em que irão começar a atividade bem como os materiais necessários para a organização da horta escolar.
Antes de iniciar a atividade, deverá propor os combinados com a turma, a fim de estabelecer as regras de conduta durante a atividade e controlar melhor os alunos mais ansiosos. Normalmente as crianças indisciplinadas participam muito bem desse tipo de atividade, pois é um momento de liberdade para eles.
Dependendo do tamanho da horta, a turma poderá ser dividida em grupos, como de limpeza da terra, de aragem da mesma, de plantio das sementes, de regar e um outro grupo para fazer as anotações escritas de todos os passos. A cada visita à horta os alunos deverão ser revezados nas atividades, para todos terem oportunidade de manuseio da mesma.
Em sala deverão discutir as etapas trabalhadas, onde cada aluno se expressará contanto como foi vivenciar a experiência. É bom que se discutam também sobre as anotações feitas pelo grupo responsável, a fim de aumentar a riqueza das discussões.

Projeto horta proporciona 100% de aproveitamento
Em ciências, poderão observar o crescimento das plantas e fazer relatórios descritivos do processo, desde a germinação, tamanho e as transformações das mesmas, a cada visita à horta. O professor pode aproveitar esses relatórios para analisar a capacidade de produção de texto dos alunos, bem como ortografia e gramática, que se encaixaria em português.
Sabe-se que é comum aparecerem pequenas pragas em hortas. Assim, ainda em ciências, o professor poderá produzir com os alunos receitas de pulverizadores naturais, enfatizando os males dos agrotóxicos para a saúde do homem.
Poderão pesquisar em revistas, jornais e internet materiais para a montagem de um painel, classificando as plantas como verduras e legumes e, para as séries mais adiantadas, explorar mais a classificação, como o reino e as espécies das mesmas, bem como as regiões e os climas adequados para cada uma delas (natureza e sociedade).
Em matemática poderão explorar conteúdos como quantidade de sementes, o peso das mesmas ao adquiri-las, os litros de água necessários para fazer a irrigação da horta, quantos quilogramas utilizados de adubo e terra. Outra possibilidade é medir as dimensões dos canteiros e, à medida que as plantas forem crescendo, medir também a altura as mesmas, a espessura de seus talos, observar a textura das folhas, etc.
Os alunos poderão desenvolver textos relatando a importância de mantermos uma boa alimentação, com nutrientes necessários ao organismo. Outro caminho é criar um texto sobre hortaliças, as propriedades medicinais das mesmas e a forma como gostam de consumi-las, se em chás, sanduíches ou saladas.
E quando a horta estiver bem montada, com as plantas em tamanhos já adequados para serem colhidas, os alunos poderão desenvolver receitas culinárias de saladas, sanduíches, tortas salgadas e sucos que poderão ser degustados na hora do lanche. É interessante também que convidem uma turma para compartilhar esse momento de descontração e prazer.

Fonte: Educador Brasil Escola
Edição: Daniel Cunha

Bom desempenho pode garantir certificado do ensino médio

Os interessados devem ser maiores de 18 anos no dia da realização da primeira prova do exame

SÃO LUÍS - Estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão requerer certificado de conclusão desse nível ou declaração de proficiência em áreas do conhecimento que possam ser aproveitadas em cursos supletivos.
Os interessados devem ser maiores de 18 anos no dia da realização da primeira prova do exame, ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e ter obtido ao menos 500 pontos na redação.
Às secretarias estaduais de educação e aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia credenciados cabe estabelecer os trâmites necessários para o requerimento do certificado. As notas obtidas no Enem 2009, ano em que o exame passou a certificar, e no Enem 2010 podem ser utilizadas.
Os candidatos, também, podem solicitar declaração de proficiência nas áreas do conhecimento que obtiveram a nota mínima para certificação. As declarações permitem que essas notas sejam utilizadas em cursos que requerem proficiência, como os supletivos.
Fonte: Portal Imirante
Edição: Mailson e Daniel Cunha

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Matrículas da 4ª Lista UFMA de selecionados terminam amanhã, 29

Calouros devem ficar atentos ao prazo 
Começam hoje as matrículas dos estudantes selecionados pela 4ª Lista UFMA. Se você é um dos 246 felizardos, é hora de preparar os documentos necessários e correr para garantir a sua vaga na Academia! Não perca tempo. As matrículas só acontecem até as 18h de amanhã, 29, independentemente do ponto facultativo.
Segue abaixo a relação dos documentos necessários para matrícula:

a)Registro Geral de Identidade (RG);


b)C.P.F.;


c)Prova de quitação com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino maiores de 18 anos e menores de 45 anos;


d)Título de Eleitor e prova de quitação eleitoral, para maiores de 18 anos;


e)Cópia e original do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou estudos equivalentes, devidamente registrado ou autenticado;


f)Cópia e original do Histórico Escolar do Ensino Médio;


g)Duas fotos 3x4 coloridas e recentes, de frente, iguais e ainda não utilizadas;


h)Cópia da Declaração de Conclusão do Ensino Médio, quando for o caso;


i)Declaração assinada, conforme o Anexo II do Edital 72 da Proen, de que não está cursando, nem está matriculado em qualquer curso de graduação de instituição pública.


Para ver a 4ª Lista completa, o Edital 105 e mais informações sobre o SiSU na UFMA, acesse o link para a página da Pró-Reitoria de Ensino:

http://www.proen.ufma.br/site/sub_pag.php?id=370 

Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Mailson 

Blogs como fonte de conhecimento

O Blog fonte de grande conhecimento e informações diversas, e também ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, inclusive dos jornalistas.
O mundo encontra-se cada vez mais informado. Um dos principais motivos seria o uso de ferramentas midiáticas rápidas e precisas. A internet veio contribuir para a modernização e ampliação do saber, com ferramentas como as redes sociais, sites de pesquisas e os blogs.
Os blogs iniciaram como diários pessoais, em que o seu moderador descrevia seu dia e seus pensamentos. Com o tempo os blogs foram se tornando espaço de disseminação de idéias e informações mais consistentes.

Tornando-se assim, além de tudo, fonte de grande conhecimento e informações diversas, e também ferramenta de trabalho e auxílio de diversos profissionais, inclusive dos jornalistas.

Seguindo esta onda, os publicitários Agnaldo Alles e Nelson Chagas, criaram o Blog Conhecimento Episteme. Que teve início em abril de 2011, levando conhecimento nas áreas de filosofia, ciência, psicologia, além de curiosidades e atualidades. Segundo os donos do blog, eles acreditam que o conhecimento ilumina o caminho do ser humano, para além de fronteiras culturais.

O blog apresenta uma linguagem simples e objetiva, quebrando o paradigma de que a Filosofia é algo rebuscado, e despertar o filósofo que há em cada um. Com um conteúdo diferenciado, as postagens abordam temas do cotidiano trabalhadas sob a ótica dos conceitos filosóficos, despertando assim, o interesse pelo debate e a interação ente os leitores e o blog.

Uma das inovações do blog é o uso da linguagem jornalística para o estudo da filosofia e da ciência, dando uma possibilidade de maior entendimento e de reflexões críticas por parte do leitor. Além disso, também foi criado um espaço para que o leitor possa publicar seus artigos e comentários.

Está sendo analisada uma parceira entre o portal da UFMA e o blog Conhecimento Episteme para a divulgação de acontecimentos científicos. Uma troca de conhecimentos entre as duas instituições e a ampliação de alcance do público receptor. 



Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Mailson e Rhaycard

MEC divulga resultado da terceira chamada do Prouni

Candidatos selecionados devem confirmar informações nas instituições. Prazo vai até dia 3.

SÃO PAULO - O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (28), o resultado da terceira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). A lista deveria ter sido divulgada nesta segunda-feira (25), mas foi adiada pelo Ministério da Educação.
O motivo do atraso, segundo o MEC, é que instituições de ensino superior pediram mais prazo para informar o ministério sobre as bolsas concedidas aos pré-selecionados na segunda chamada.
O Prouni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50% e 25%). Segundo o MEC, a oferta, de 92.107 bolsas — 46.970 integrais e 45.137 parciais, é um recorde na história do programa.
O candidato pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição. O prazo começa nesta quinta-feira e vai até o dia 3 de agosto.
Segundo o novo cronograma, estudantes que não foram selecionados nas três primeiras chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera entre 8 e 10 de agosto. Os nomes dos aprovados nesta lista sairá em 15 de agosto, com comprovação de documentos e matrícula até 19 de agosto.
Fonte: Portal Imirante
Edição: Daniel Cunha e Rhaycard
Revisão: Daniel Cunha e Mailson

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Próxima sexta-feira será ponto facultativo na UFMA

O expediente será normal na quinta-feira (28). Já na sexta-feira (29) será ponto facultativo
A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRH) da Universidade Federal do Maranhão informa que o feriado em comemoração à Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, celebrado no dia 28 de julho, próxima quinta-feira, será transferido para a sexta-feira (29). Assim, o expediente será normal na quinta-feira (28). Já na sexta-feira (29) será ponto facultativo


Conheça nossa História

Adesão do Maranhão à independência do Brasil 


No Maranhão, as elites agrícolas e pecuaristas eram muito ligadas à Metrópole e a exemplo de outras províncias se recusaram a aderir à Independência do Brasil. Na época, o Maranhão era uma das mais ricas regiões do Brasil. O intenso tráfego marítimo com a Metrópole, justificado pela maior proximidade com a Europa, tornava mais fácil o acesso e as trocas comerciais com Lisboa do que com o sul do país. Os filhos dos comerciantes ricos estudavam em Portugal. A região era conservadora e avessa aos comandos vindos do Rio de Janeiro. 

Foi da Junta Governativa da Capital, São Luís, que partiu a iniciativa da repressão ao movimento da Independência no Piauí. A Junta controlava ainda a região produtora do vale do rio Itapecuru, onde o principal centro era a vila de Caxias. Esta foi a localidade escolhida pelo Major Fidié para se fortificar após a derrota definitiva na Batalha do Jenipapo, no Piauí, imposta pelas tropas brasileiras, compostas por contingentes oriundos do Piauí e do Ceará. Fidié teve que capitular, sendo preso em Caxias e depois mandado para Portugal, onde foi recebido como herói. São Luís, a bela capital e tradicional reduto português, foi finalmente bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio pela esquadra do Lord Cochrane, sendo obrigada a aderir à Independência em 28 de julho de 1823. Os anos imperiais que seguiram foram vingativos com o Maranhão; o abandono e descaso com a rica região levaram a um empobrecimento secular.

Fonte: Wikipédia 

Revisão: Daniel Cunha e Rhaycard
Edição: Rhaycard

PROEN comunica

Candidatos selecionados na 4ª Lista UFMA devem realizar matrícula nos dias 28 e 29 de julho


A Pró-Reitoria de Ensino comunica aos estudantes selecionados na 4ª Lista UFMA que as matrículas serão realizadas nos dias 28 e 29 de julho, independentemente do ponto facultativo referente à adesão do Maranhão à independência do Brasil, transferido para sexta feira, dia 29/07. Mais informações no edital. 

4ª LISTA UFMA AQUI



Edital 105 da Proen
Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha e Rhaycard



Memorial-homenagem de aniversário

A Assessoria de Comunicação-ASCOM/UFMA registra a trajetória de vida do reitor Natalino Salgado Filho, pela passagem do seu aniversário,em 25 de julho.


NATALINO SALGADO FILHO nasceu no dia 25 de julho de 1946 em Cururupu – Maranhão, filho primogênito de Ivete Caldeira Salgado e Natalino Salgado. Concluiu sua formação primária, em Cururupu. Veio para São Luís em 1960 onde cursou o ginasial e o científico no Colégio São Luís. Graduou-se em Medicina no ano de 1973, na Universidade Federal do Maranhão. As atividades relacionadas às ciências da saúde sempre exerceram verdadeiro fascínio sobre ele. A dor de seus semelhantes o comovia e estimulava a estudar medicina. Tornou-se médico por idealismo, vocação e opção consciente. Queria encontrar meios para ajudar o próximo, evitando as doenças, curando pessoas, salvando vidas. Sonhava, também, um dia poder transmitir aos outros tudo aquilo que pudesse aprender.

Em 1973, casou-se com a também médica Bernadete Jorge Pires Leal com quem tem dois filhos, Cristiana e João Vitor. Após a graduação seguiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de dar prosseguimento aos seus estudos. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro fez Residência Médica em Clínica Médica e Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Visando ampliar seus conhecimentos concluiu cursos de Especialização em Administração Hospitalar, Imunologia e Didática de Nível Superior. Em 1975, após submeter-se a Concurso Público, ingressou no quadro de Médico do ex-Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, hoje Ministério da Saúde. Nos anos 1978/1979 chefiou o Serviço de Emergência do Hospital Presidente Dutra e o Serviço de Documentação Científica em 1979/1980.
No ano de 1978, trouxe para o Maranhão o primeiro Rim Artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise em nosso Estado, o que, na época, foi uma verdadeira revolução no tratamento de pacientes renais com necessidades de terapia renal substitutiva.
O exercício profissional da Medicina fortaleceu a vocação para o Magistério Superior. Assim submeteu-se ao Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou no ano de 1979.

Na qualidade de diretor do Centro de Estudos do Hospital Presidente Dutra /Ex-INAMPS e reconhecendo a importância e a necessidade da implantação da modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de cursos de especialização, coordenou a implantação do 1º Programa de Residência Médica no Maranhão em 1980 nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Toco-Ginecologia, Pediatria e Medicina Geral Comunitária. O trabalho desenvolvido para atingir tal objetivo lhe valeu a indicação para Membro efetivo da Comissão Nacional de Residência Médica, de 1981 a 1983.

Tornou-se Mestre e Doutor em Nefrologia pela Escola Paulista de Medicina no período de 1987 a 1994. Foi o fundador e 1º Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e Membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia no biênio 1987/1988. Em 1989, presidiu o Conselho de Co-gestão do Hospital do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão – IPEM, cujo Conselho era formado por representantes do Governo do Estado do Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão. Com a cessão dos Hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil, do ex-INAMPS, para a Universidade Federal do Maranhão presidiu a Comissão de Implantação do Hospital Universitário em 1990. Com a criação do HUUFMA integrou o Conselho Administrativo do HUUFMA até o ano de 1994.

No Hospital Universitário chefiou, ainda, o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão no período de 1991 a 1997. Exerceu o cargo de Diretor Geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão desde dezembro de 1998, escolhido e eleito através de memorável processo eleitoral do qual participaram professores do Centro de Ciências da Saúde e dos respectivos Departamentos, além dos segmentos representativos da comunidade deste Hospital. Também é membro do Conselho Superior da Universidade Federal do Maranhão – CONSUN, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEP e da Diretoria da ABRAHUE – Associação Brasileira que congrega os Hospitais Universitários e de Ensino.

O exercício do cargo de Diretor do HUUFMA não o afastou das atividades docentes, continuou exercendo as atividades de Professor do Departamento de Medicina, além de Pesquisador. Como Médico Nefrologista e Professor Universitário possui vários Projetos de Pesquisas aprovados pelo CNPq, orienta monografias, participa de Bancas Examinadoras, faz palestras e conferências atendendo a convite de instituições públicas e entidades privadas. Visando o seu aperfeiçoamento técnico-científico participa de Congressos, Simpósios, Conferências, Cursos de Atualização e de outros eventos de interesse de sua área de conhecimento. Tem artigos técnico-científicos publicados em revistas especializadas, além de outros artigos de interesse da comunidade.

Enquanto médico Nefrologista é membro titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial. Pertence à Academia Maranhense de Medicina desde 1999, ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão desde 2002 e à Academia Maranhense de Ciências desde 2008. No desempenho de cargos públicos tem tido oportunidade de conviver mais diretamente com a comunidade maranhense, de inteirar-se dos seus problemas e anseios e contribuir para a solução de questões ligadas à saúde individual e coletiva.

Seu trabalho vem sendo publicamente reconhecido, haja vista as premiações com que tem sido agraciado, o que o incentiva a prosseguir tentando aprender sempre e melhorar cada vez mais colocando seu acervo de conhecimentos e a experiência adquirida a serviço da sociedade. Desse modo, teve a honra de ser agraciado com muitas premiações, nas quais destacamos as seguintes:

 Diploma de Honra ao Mérito do Rotary Clube da Praia Grande, pelos relevantes serviços prestados à comunidade maranhense – 2001;
 Prêmio de “Qualidade Hospitalar” concedido pela Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, em razão do trabalho desenvolvido no Hospital Universitário – 2001;
 Prêmio “João Yunes”, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à implementação das políticas de promoção, proteção e recuperação da criança brasileira na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário / UFMA – 2002;
 Título de “Cidadão de São Luís” concedido pela Câmara Municipal de São Luís – 2002;
 Medalha “Simão Estácio da Silveira” concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, em reconhecimento aos bons préstimos e os notáveis serviços prestados a essa Corporação, 2006.
 Diploma de Honra ao Mérito Científico, Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, 2007.
 Diploma de 1 º Lugar da Liga Sem Fronteiras. Projeto “Ação Renal – Prevenção da doença renal crônica, Sociedade Brasileira de Nefrologia e diretoria da Nefrodata”, 2008.
 Medalha Comemorativa do Centenário da Fundação da Academia Maranhense de Letras, 2008.
 Honra ao Mérito da Sociedade Brasileira de Cardiologia-MA, 2008.
 Medalha de Legionário concedido pelo Exército Brasileiro – Legião Barão de Caxias, em 25.agosto de 2009.
 Medalha de Honra ao Mérito, “Dr. José Jorge Martins”, HUUFMA, 2010.
 Título de Cidadão Grajauense, Câmara Municipal de Grajaú, em 18 de agosto de 2010.
 Medalha Manuel Beckman, na Assembleia Legislativa – 11 de novembro de 2010

Em 2007, foi eleito pela comunidade universitária Reitor da Universidade Federal do Maranhão, para um mandato de 4 anos, cargo que vem exercendo com muito dinamismo e competência, tendo já implantado consubstanciais mudanças não só no Campus do Bacanga, mas também nos Campi da UFMA em Imperatriz, Chapadinha, Codó, Pinheiro, Bacabal, São Bernardo e Grajaú.

E em 06 de junho de 2011, o Colégio Eleitoral Especial da UFMA, que é composto pelo conselho diretor e conselho universitário, votou na lista tríplice da candidatura do Reitor e Vice-Reitor, baseada na consulta prévia realizada no dia 31 de maio a toda comunidade acadêmica e o reitor Natalino Salgado Filho foi classificado em primeiro lugar, com 76,9 % dos votos para sua 2ª gestão na UFMA.

No próximo, 01 de agosto, às 18h, o nobre aniversariante, Natalino Salgado Filho, estará no Plenário da Câmara Municipal de Codó, recebendo a sua mais recente honraria de Título de Cidadão Codoense, conforme Lei Municipal Nº 1.545 aprovada desde 22.06.2011. 



Fonte: ASCOM UFMA Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Edição: Mailson e Daniel Cunha

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Secretário de Estado do Esporte e Lazer garante apoio no projeto de Paradesporto na UFMA

Um dos objetivos é a participação ativa das pessoas com deficiência no cenário do esporte
O Reitor Natalino Salgado, junto com professores do Curso de Educação Física, reuniram-se com o Secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, para mostrar a criação do projeto Centro de Excelência de Paradesporto, sob coordenação da professora doutora Silvana Moura.

Atualmente na UFMA existem apenas as modalidades basquete em cadeira de rodas, futebol de cinco e atletismo, e o objetivo desta reunião foi solicitar apoio ao secretário para implantar mais três esportes como goal ball, voleibol sentado e natação.

Joaquim Haickel sentiu-se feliz por esta iniciativa da UFMA e garantiu apoio no projeto, ressaltando que a Universidade está muito bem equipada com aparelhos de ponta, com professores dispostos a trabalhar um projeto que tem grande importância para o Estado e País. “Esse projeto pode render bons frutos para as olimpíadas de 2016 e a Secretaria de Esportes vai participar desse projeto com a Universidade, principalmente na sensibilização da comunidade, do empresariado para que apoiem esse projeto”, completou.

Segundo o Reitor Natalino Salgado esse é um projeto de maior alcance social, com uma equipe de profissionais que estão levando a frente esse projeto de paradesporto. “A Universidade tem apoiado e adquirido diversos equipamentos para estimular esse projeto que é muito importante para a nossa universidade, e com a visita do Secretário de Esporte do Estado, que gostou muito do projeto, como uma forma de apoio e estímulo às pessoas com deficiência física, decidiu externar seu apoio para que seja implantado na Instituição”, afirmou.

A coordenadora geral do projeto, Silvana Moura, afirmou que o Maranhão já possui uma dinâmica no atendimento do esporte de rendimento com vistas á participação competitiva no cenário nacional. “Nossas potencialidades foram bem representadas nas modalidades praticadas por pessoas cegas no futebol de cinco e, também, por pessoas com deficiência mental”, explicou.

Ela ressalta também que a criação deste projeto foi possível devido às novas e modernas instalações do Núcleo de Esportes da UFMA e do apoio de Laboratórios Científicos como o Laboratório de Avaliação e Reabilitação Psicomotriz e Orgânica (Larepo) que oferece um serviço de ponta para a sociedade maranhense através do esporte de alto rendimento.

A coordenadora informa que ainda estão abertas as inscrições para pessoas com deficiência e que desejam fazer parte desta equipe. Os interessados devem ligar para (98) 3301-8170 / 8172.

Para se inscrever:
• Os atletas deverão ter entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos;
• Serem residentes no Município de São Luís;
• Apresentarem alguma deficiência física (lesão muscular, poliomielite e amputação) ou deficiência visual (baixa visão ou cegueira);
• As crianças e adolescentes deverão está devidamente matriculados em escolas do ensino fundamental ou médio e ter entre 08 e 17 anos;
• Comprometimento e empenho, tanto nas atividades desenvolvidas nas escolinhas de esportes, quanto nas tarefas da escola convencional;
• Aprovação escolar durante o projeto;

Durante as inscrições, cada aluno terá o direito de escolher duas modalidades esportivas:
• Basquetebol em cadeira de rodas deficiência física (lesão medular ou poliomielite);
• Futebol de cinco e o Gol Ball poderão ser escolhidos por atletas com deficiência visual (cegueira e baixa visão);
• Atletismo deficiência física (lesão medular, poliomielite ou amputação) ou deficiência visual (cegueira ou baixa visão);
• Voleibol sentado poderão se inscrever atletas com deficiência física (amputação).

Os adultos deverão ter entre 18 e 50 anos.

Sobre as Aulas
As aulas de vivência dos grandes jogos e de iniciação esportiva serão oferecidas duas vezes por semana com duração de 1,5 hora cada e as aulas de treinamento três vezes na semana com duração de 2 horas cada.

Sobre o projeto:

O principal objetivo do projeto é a reabilitação motora e social; a participação mais ativa das pessoas com deficiência no cenário do esporte; e buscar performance esportiva nas diversas modalidades, potencializando a diminuição das sequelas impostas pela deficiência.

O projeto possibilita também, a participação dos atletas com deficiência física e/ou visual em competições do Circuito Brasil Paraomlípico, além de inserir os treinamentos do basquetebol em cadeira de rodas, futebol de cinco, atletismo, voleibol sentado e goal ball para pessoas com deficiência física ou visual como instrumento de alto rendimento.

Para os estudantes de Educação Física, o projeto visa aperfeiçoar o conhecimento dos acadêmicos do curso, a fim de desenvolverem as habilidades das pessoas com deficiência dentro do paradesporto e analisar os resultados das avaliações realizadas, comparando-os com o tempo de treinamento.

Há uma necessidade de promover centros de treinamento de alto rendimento para pessoas com deficiência em todos os estados da federação, para que novos potenciais paraolímpicos possam ser descobertos.



Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Mailson

Estudantes da UFMA lançam documentário em São Paulo

O filme relata o conflito entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro em Alcântara.

SÃO LUÍS - O documentário "Céu Sem Limites" (2011) será lançado na noite desta segunda-feira (25), Cine Livraria Cultura, na avenida Paulista, em São Paulo.
O filme é um ensaio antropológico sobre o conflito que dura mais de 30 anos entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro, feito em parceria com a Ucrânia, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado no município de Alcântara, a 50 km da capital maranhense.
O documentário conta a história de, aproximadamente, 3 mil famílias de remanescentes de quilombos que vivem na área considerada a melhor do mundo para lançamento de foguetes. Lá, está sendo construído o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). Por causa da proximidade com a linha do Equador, os lançamentos de lá economizam combustível. Parte das famílias quilombolas foi deslocada para áreas vizinhas, apesar de a terra quilombola ser garantida pela Constituição de 1988. Quem fica convive com a rotina militar dos testes no CLA.
O documentário percorre hábitos e crenças dos moradores. Os 70 minutos do filme foram construídos com a comunidade e tiveram participação de alunos de comunicação da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).
De acordo com Eliane Caffe, diretora do filme, "o importante foi garantir no documentário o processo de criação coletiva". Ela passou três meses gravando em povoados de Alcântara.
Fonte: Portal Imirante
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Mailson e Daniel Cunha

sábado, 23 de julho de 2011

Feliz aniversário!!!


Saiba que uma grande felicidade invade meu coração. Você está
ficando um pouco mais velha, mas não se sinta triste, isso
é sinal de experiência, isso mesmo, pois sempre
há muito o que aprender.
E não se esqueça das pessoas que te admiram tanto e esperam
ver o seu sucesso. Você é um ser de coração fiel. Todos
têm prazer em fazer parte da sua roda de
amigos e familiares.
Seu sorriso é capaz de confortar as mais tristes
almas, suas idéias movem o mundo!
Por tudo isso...

Tenha um maravilhoso aniversário Crislane, é o que deseja toda a equipe do Blog dos Naturais!!!!

Fonte: Belas Mensagens
Revisão: Daniel Cunha
Edição: Daniel Cunha

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Universidades da Holanda oferecem bolsas para estudantes

Opções são para programas de MBA e mestrado. Interessados precisam ficar atentos aos prazos.

SÃO LUÍS - A Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) informa que uiversidades holandesas oferecem bolsas para estudantes internacionais. As opções são para programas de MBA e mestrado. Os interessados precisam ficar atentos aos prazos.

Segundo a assessora do IFMA, Virgínia Freire, o interesse da Holanda pelo Brasil é crescente, prova disso é que muitas universidades desenvolveram programas de bolsas voltados especialmente para estudantes brasileiros.

Para conhecer as opções, basta acessar www.nesobrazil.org/bolsas e verificar as opções existentes na sua área de estudo.

Critérios

Os critérios para concessão variam de acordo com a universidade e o curso escolhido, mas excelência acadêmica e domínio do idioma inglês (comprovado por meio de certificados de proficiência). É preciso ficar sempre atento aos prazos, pois os deadlines são curtos e a lista de documentos a serem apresentados é extensa.


Fonte: Portal Imirante
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha e Mailson

Aberto cadastro de professores para elaboração do Enade

Professores de todo o país poderão colaborar com o exame
Está aberto o período de cadastro de professores interessados em elaborar ou revisar as questões para o Banco Nacional de Itens (BNI), cujas questões serão utilizadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Mas é bom correr: as inscrições só vão até o dia 27 de julho, quarta-feira próxima.

Os inscritos que obtiverem melhor pontuação irão participar de uma capacitação em Brasília, DF, nos dias 8 e 13 de agosto de 2011. Durante o curso, os professores serão informados sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens. É importante lembrar que a participação docente na elaboração do Enade é uma atividade remunerada.

As provas do Enade acontecem no dia 6 de novembro. Os professores interessados em participar do BNI podem se inscrever pelo endereço: http://redecomunicadores.mec.gov.br/%20http://bni.inep.gov.br/inscricao



Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha 
Revisão: Rhaycard e Mailson

MPF garante pedido de vista das provas do Enem 2011

Inep tem 30 dias para modificar edital e assegurar direito do candidato de obter vista.

SÃO LUÍS - O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA), por meio de pedido de tutela antecipada, obteve da Justiça Federal decisão que determinou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a inclusão, em 30 dias, de cláusula no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) que assegure a todos os candidatos o direito de obter vistas das provas discursivas.

O Inep terá ainda que conceder prazo razoável para a disponibilização das provas discursivas e deverá disciplinar o devido procedimento legal para a formulação do pedido de vistas das provas. Para o MPF-MA, ao não permitir o direito de vista, o processo seletivo impossibilita o candidato de fiscalizar a correção de suas provas, o que compromete a legitimidade das notas e o controle da coisa pública, cerceando o direito à informação.

O pedido de liminar encaminhado pelo MPF-MA era mais extenso, alcançando também o direito a interpor recurso. Ocorre que, de acordo com a decisão, a Justiça Federal entendeu que o direito de recurso do candidato já estaria contemplado no sistema de dupla avaliação das provas discursivas por examinadores isolados do Enem, que em caso de discrepância das notas dos avaliadores, assegura ainda a recorreção por um supervisor, o que garantiria o chamado “recurso de ofício”.

Apesar de o pedido do MPF-MA ter sido parcialmente atendido, o procurador da República Israel Silva, autor da ação civil pública, ressaltou a importância de já se ter concedido acesso (direito de vistas) às provas, de forma que os candidatos possam livremente identificar falhas na correção. Já quanto ao indeferimento do pedido de garantia do direito de recurso contra a correção das provas subjetivas, o procurador da República afirmou que, como a decisão tem caráter liminar, no caso de o pedido não ser atendido na sentença definitiva, ainda é possível recorrer ao TRF 1ª Região.


Fonte: Procuradoria da República no Maranhão
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha e Rhaycard

Sai 3ª Lista UFMA de selecionados pela Lista de Espera

As matrículas começam hoje e vão até segunda-feira
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulga a 3ª Lista de selecionados a partir do SiSU em sua página na internet. Os candidatos convocados pela 3ª Lista têm somente os dias 22 e 25 de julho (sexta e segunda-feira próximas) para realizar matrícula.

Restando ainda vagas após o término das matrículas da 3ª Lista, uma 4ª Lista poderá ser liberada no dia 26 de julho, terça-feira.

Mais informações sobre ingresso na UFMA, no Edital 105 da Proen



Fonte: Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Mailson e Rhaycard

DCE/UFMA participa da eleição da nova Diretoria Executiva da UNE

A União Nacional dos Estudantes (UNE) finalizou o maior Congresso de sua história
O evento serviu para eleger a nova Diretoria da UNE e também definir as novas Diretrizes da política estudantil. A Universidade Federal do Maranhão teve presença marcante através do Diretório Central dos Estudantes “17 DE Setembro”, o qual enviou oito delegados para o CONUNE.

Ao final do evento o jovem carioca Daniel Iliescu, foi eleito o novo
presidente da entidade de representatividade máxima dos universitários no país. Oito mil estudantes de todo o Brasil participaram do Congresso em Goiânia, que em sua etapa preparatória nos estados reuniu os votos de mais de 1,5 milhão de alunos de universidades públicas e particulares. Houve, no total, votação em 97% das universidades de todo o país. O encontro marcou um novo recorde de participação dos jovens neste que é o maior e mais
importante fórum do movimento estudantil brasileiro.

A chapa de Daniel Iliescu, "Movimento estudantil unificado para as mudanças do Brasil", foi eleita com 2,369 mil votos, o que representa 75,4% dos votos dos 3.138 delegados credenciados que votaram no 52º Congresso. Concorreram também as chapas, "Oposição de Esquerda" (18,5% - 581 votos), "MUDE - Movimento UNE democrático" (5,8% 183 votos) e "Por uma nova UNE" (0,1% - 5 votos).

A partir de agora, o novo presidente da UNE, Iliescu ocupará o mesmo cargo que já foi de importantes nomes da vida pública brasileira como José Serra (ex-governador de São Paulo), Orlando Silva (ministro dos sportes), Aldo Rebelo (deputado federal) e Lindbergh Farias (senador).

Para Direção Regional da UNE no Maranhão, foi indicado o estudante Kleysson Moreira, graduando de Filosofia, do Campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão. 



Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Rhaycard e Daniel Cunha

quinta-feira, 21 de julho de 2011

AVISO!!!


Prezados Bolsistas selecionados,
Preciso que vocês me enviem o termo de compromisso (em anexo) assinado até amanhã,sexta- feira dia 22 pois sábado irei para São Luís.
Tragam devidamente preenchido e assinado, ok.
Estarei aqui no campus da Ufma.
Abraços,
Professora Elisangela AraújO

PESSOAL APROVADO SE ENCONTRA AQUI EM ANEXO O TERMO DE COMPROMISSO DO PIBID- UFMA CAMPUS VII, COLOQUEI EM PDF E DOC PARA FACILITAREM VOCÊS NA HORA DE BAIXAR!!



Texto: Prof. Elisangela Araújo e  Daniel Cunha
Edição:Daniel Cunha

Serra da Capivara

Vejam o vídeo que o professor Paulo Brasil fez em visita ao Parque Nacional Serra da Capivara- PROJETO HOMEM AMERICANO. 



Fonte: Prof. Paulo Brasil- LCN
Texto: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha
Edição: Mailson e Rhaycard

Recompra de títulos do Fies pode ser feita até segunda-feira

As instituições de ensino superior que aderem ao Fies são remuneradas com os certificados.

SÃO LUÍS - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), disponibilizou R$ 312 milhões para a recompra de Certificados Financeiros do Tesouro (CFT-E) das instituições de ensino superior participantes do Fies. Este é o terceiro lote de recompra aberto em 2011. O prazo termina na próxima segunda-feira (25). As instituições de ensino superior que aderem ao Fies são remuneradas com os certificados, um tipo de título público usado para a quitação de contribuições previdenciárias e outros tributos federais. Pagos os tributos pelas instituições, os certificados restantes podem ser recomprados pelo FNDE.
Pode participar do processo de recompra a instituição mantenedora que não está em débito com a Receita Federal. O valor mínimo é de R$ 500. Para solicitar a recompra dos títulos, o representante legal da mantenedora deve acessar o Sistema Informatizado do Fies (SisFies) para consultar o saldo e fazer o pedido.
Após o fechamento do lote, no próximo dia 25, o valor será creditado pelo FNDE na conta corrente da entidade mantenedora em até quatro dias úteis.
Fonte: Imirante
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha

Abertas inscrições para seleção de bolsistas na Fapema

Continuam abertas, até 29 de janeiro, as inscrições para seleção de bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O edital, disponível na página da Fundação, oferece 121 bolsas na área de atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico da Agência Estadual Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e tem como público alvo profissionais de ensino médio e de ensino superior completo.

Os bolsistas serão avaliados por seus currículos e pelo resumo de apresentação que deverá ser preenchido e enviado online. As cópias impressas do currículo e da documentação de inscrição deverão ser entregues no endereço na sede da Fapema, localizada na Avenida Beira Mar, nº324, Centro, São Luís/MA.

Confira o número de vagas

Área de interesse - Vaga (n°) - Valor da bolsa (R$)

Engenheiro Agrônomo - 26 - 1.532,60

Engenheiro de Pesca - 04 - 1.532,60

Técnico em Agropecuária - 79 - 724,50

Técnico em Pesca - 12 - 724,50





Fonte: Badauê Online
Revisão: Daniel Cunha
Edição: Daniel Cunha

Formuladores do banco de itens do Enade devem se cadastrar até quarta-feira

Testes serão usados para compor as provas do Enade deste ano, que ocorre no dia 6 de novembro.

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu, nesta semana, o período de cadastramento de professores interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior. Os testes serão usados para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, previsto para ocorrer no dia 6 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, até a próxima quarta-feira (27).
Para se cadastrar, o candidato deve apresentar diploma de graduação emitido e registrado por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida. A formação acadêmica mínima exigida depende de cada área de abrangência avaliada pelo Enade de 2011, descrita no anexo dois do Edital nº 8/2011 do Inep.
Os inscritos com melhor pontuação serão convocados para participar de curso de capacitação, a ser realizada pelo Inep, de 8 a 13 de agosto, em Brasília. Durante o curso, serão informados sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens.
Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade de 2011 estão reunidos em três grupos. Cada grupo qualificará os professores em dias diferentes — ao fazer a inscrição, o candidato será informado sobre as datas. Somente depois de participar das atividades desenvolvidas na qualificação o professor será considerado apto a elaborar ou revisar as questões. Durante a formação, os participantes assinarão termo de conhecimento, compromisso e sigilo.
Os professores qualificados vão elaborar e revisar itens para organizar 34 provas. O Enade de 2011 é composto por 26 áreas de abrangência — a área de engenharia compreende oito grupos de cursos.
Provas
O exame será aplicado em 6 de novembro, em todo o território nacional, e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia; de bacharelado ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, Heistória, Letras, Matemática e Química; de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.
A partir deste ano, os alunos ingressantes em cursos de graduação serão avaliados com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 e 2010.
Fonte: Imirante
Edição: Daniel Cunha e Rhaycard
Revisão: Daniel Cunha e Mailson

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