REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ

REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ
REDES SOCIAIS DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS- CODÓ

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

UFMA sediará III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Seminário Nacional do Pibid

O evento abrirá espaços de discussões nas palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, relatos de experiências, apresentações de pôsteres e reuniões de áreas


SÃO LUÍS - Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro a Universidade Federal do Maranhão será sede do III Encontro Nacional das Licenciaturas e do II Seminário Nacional do Pibid, que traz, este ano, o tema Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de professores e o papel das Instituições de Ensino Superior. O propósito do evento é debater e analisar a política de formação dos licenciandos com vistas às novas demandas colocadas à escola contemporânea. Além disso, essas reflexões deverão contemplar os currículos formativos, os processos avaliativos e o papel das licenciaturas nas Universidades e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. 

Desde as primeiras reuniões, o encontro envolvia as licenciaturas de várias IES nas discussões e reflexões epistemológicas das estruturas curriculares, priorizando a interdisciplinaridade na formação dos licenciandos. E, a partir do segundo encontro nacional, o fórum de debates foi ampliado com o intuito de socializar as questões relativas às políticas públicas, programas e práticas formativas referentes às licenciaturas, em especial, o Pibid. 

Nesse sentido, o III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Seminário Nacional do Pibid se apresentam como uma oportunidade de debate e de reflexão das políticas de formação, bem como das novas experiências que vêm sendo desenvolvidas nas Universidades e nos Institutos Federais em sua articulação com as escolas públicas por meio do projeto Pibid. Para a socialização dessas experiências, o evento abrirá espaços de discussões nas palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, relatos de experiências, apresentações de pôsteres e reuniões de áreas. 

Para a submissão de trabalhos, cada inscrito pode submeter somente um trabalho nas formas de Comunicação oral (GT), Relato de experiência ou Pôster. Não serão aceitos trabalhos com mais de três autores. No caso de coautoria, todos os autores devem se inscrever, efetuando o pagamento da taxa de inscrição correspondente. Ainda no caso de coautoria, o envio do trabalho no site do evento deve ser feito apenas uma vez, por um dos autores. 

Quem pode participar: 

Grupos de Trabalho (GT) – Comunicações Orais: graduados, pós-graduandos, professores e pesquisadores. 

Relato de Experiência – comunicações sobre a vivência nas escolas (alunos das licenciaturas, bolsistas Pibid, supervisores e coordenadores de área participantes do PIBID) 
Pôster - alunos das licenciaturas ou bolsistas participantes do PIBID 
Participantes sem apresentação de trabalho - Interessados nas discussões em torno da formação de professores, bem como no desenvolvimento da educação brasileira em geral. 

O regulamento, informações sobre as taxas de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no endereço eletrônico 


Fonte: UFMA Campus Bacanga

Procedimentos e cronograma de inscrição, seleção e matrícula em Vagas Remanescentes

CONFIRA O EDITAL


SÃO LUÍS - A Universidade Federal DO Maranhão (UFMA), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), considerando a Resolução Nº 677 – CONSEPE, de 30 de abril de 2009, oEdital Nº 07/2011 – MEC, de 08 de junho de 2011, torna público os procedimentos e o cronograma de inscrição, seleção e matrícula de candidatos a vagas remanescentes em Cursos de Graduação de câmpus desta IFES para ingresso no segundo semestre letivo de 2012. 

As inscrições para o processo seletivo de que trata este Edital serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, de 8 a 21 de outubro de 2012, conforme os prazos indicados pelo Anexo II, disposto no Edital Nº Edital Nº 149/2012-PROEN. 
Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos por este Edital e deverá adotar os seguintes procedimentos: 
I. Acessar o sítio oficial da Universidade na Internet (www.ufma.br) e nele selecionar o link Vagas Remanescentes SiSU, disponível em SERVIÇOS ON-LINE, que remeterá à página de inscrição do “Processo Seletivo UFMA/SiSU 2012-2 Vagas Remanescentes”; 
II. A partir do link referido no Item I acima, retirar a íntegra deste Edital e seus anexos; 
III. Ler com cuidado todas as instruções, de modo a fazer sua inscrição criteriosamente; 
IV. Preencher completa e corretamente o Formulário de Inscrição On-Line, de modo a efetivar adequadamente sua inscrição. 
Confira o Edital 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PROEN retifica Calendário Acadêmico 2012

As atividades retornam no dia 17 e encerram no dia 27 de outubro



SÃO LUÍS – Após 115 dias de greve, a Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (PROEN/UFMA) se reuniu na manhã desta sexta-feira, 14, com a Câmara de Graduação, a fim de retificar o Calendário Acadêmico de 2012. 
Com o retorno das atividades acadêmicas, no dia 17 de setembro, segunda-feira, o calendário foi reajustado para continuar o primeiro semestre letivo regular de 2012, que vai até o dia 27 de outubro, apenas para os veteranos. 
Segundo o Pró-Reitor de Ensino, em exercício, João de Deus Mendes da Silva, o calendário acadêmico possui 100 dias para conclusão. “Antes do período da greve, estávamos com 65 dias de calendário cumprido, porém, com a greve, o calendário não pode ser cumprido integralmente, portanto, foi reajustado para continuar a partir da segunda-feira. Com o objetivo de concluirmos os 100 dias, fizemos os devidos ajustes, para completar os 35 dias restantes de atividade acadêmica”, explica. 
O segundo semestre letivo regular de 2012 começa no dia 12 de novembro com término programado para o dia 11 de março de 2013. Para esse período, o calendário é valido também para os novos estudantes, que ingressaram por meio do SiSU, que deverão começar suas atividades nessa data. 
O novo calendário já está disponível e pode ser visualizado clicando aqui, e nele é possível saber o período de colação de grau referente ao 1º semestre de 2012, bem como o prazo para depósito de monografia. 


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Edital Nº 140/2012 - PROEN (Resultado da seleção interna de propostas para a criação de grupos do Programa de Educação Tutorial).





NOTA PÚBLICA APRUMA



RETORNO DAS AULAS DIA 17.09.12

A DIRETORIA DO CAMPUS VII INFORMA QUE, DE ACORDO COM A REUNIÃO DE CAMPUS REALIZADA NO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2012 E EM CONFORMIDADE COM A REUNIÃO DA APRUMA REALIZADA EM SÃO LUÍS, NA MESMA DATA, A GREVE DOS DOCENTES SE ENCONTRA SUSPENSA E O RETORNO DAS ATIVIDADES DE AULA ESTÁ MARCADO PARA O DIA 17 DE SETEMBRO, SEGUNDA FEIRA.

Fonte: APRUMA E COMANDO LOCAL DE GREVE- CAMPUS CODÓ

Prêmio Construindo a Igualdade de Gêneros tem inscrições até 17 de setembro

Os candidatos podem concorrer com redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos

SÃO LUÍS - O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação e da ONU Mulheres. O objetivo é estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres no país, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos; e sensibilizar a sociedade para tais questões. 

Os candidatos podem concorrer com redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos nas categorias:1) Mestre e Estudante de Doutorado, 2) Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado, 3) Estudante de Graduação, 4) Estudante do Ensino Médio e 5) Escola Promotora da Igualdade de Gênero. As premiações variam de acordo com cada categoria. Para se inscrever basta acessar o siteigualdadedegenero.cnpq.br e submeter o trabalho. O período de inscrições vai até o dia 17 de setembro. Mais informações no Regulamento, disponível no endereço acima. 


Fonte: UFMA CAMPUS BACANGA

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Abertas inscrições para Dinter em Informática na Educaçã



banner final
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) e o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) comunicam que encontram-se abertas as inscrições para o Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Informática na Educação, aprovado pela CAPES. As inscrições para preenchimento das 10 vagas acontecem de 27 de agosto a 21 de setembro deste ano.
O Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Informática na Educação tem a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como instituição promotora, a Universidade Federal do Estado do Maranhão (UFMA) como instituição receptora e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), como instituição associada.
Ao todo, estão sendo ofertadas 10 (dez) vagas, sendo 8 (oito) para docentes da UFMA e 2 (duas) para professores da UEMA. As inscrições serão feitas de 27 de agosto a 21 de setembro de 2012, mediante entrega da documentação, conforme discriminado em edital disponível no sitehttp://www.pgie.ufrgs.br.
O coordenador do Dinter pelo Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA, prof. Dr. Ademir Martins, destaca a relevância do programa para o Maranhão. "É necessário se ter claro que as tecnologias de comunicação e informação, por si só, não desempenham as funções esperadas se não forem mediadas por professores capacitados e inseridas de forma integrada no processo educativo. Com o Dinter, teremos mais professores aqui com o conhecimento aprofundado sobre esses processos, e isso vai fortalecer tanto a pesquisa quanto o ensino da UFMA nesse campo", explica. O coordenador acrescenta que ao participar do programa, a UFMA está dando os primeiros passos para, futuramente, ser a instituição promotora de um programa de mestrado na área.
Processo de Seleção
O processo de seleção será realizado em 2 (duas) etapas, sendo a primeira por meio de prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório; e a segunda, envolvendo entrevistas individuais, com base na análise da documentação e defesa do pré-projeto de pesquisa. Os candidatos já deverão ter título ou certificado de mestrado em qualquer área e ter algum interesse, comprovado no pré-projeto, em trabalhar aspectos da Informática na Educação.
Edital e formulário de inscrição no site http://www.pgie.ufrgs.br/novoSite/prot/navegacao.php?secao=DOUTORADO


Fonte: Prof. Dr. Ademir Martins (Coordenação Dinter/UFMA)

IMAGENS DO 7 DE SETEMBRO- CODÓ-MA

IMAGENS DO SETE DE SETEMBRO 2012- CODÓ- MA, PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS, POLíCIA, TIRO DE GUERRA E IFMA











































IMAGENS: Daniel Cunha

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CALCNA- CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS 2010 CAMPUS CODÓ

PRESIDENTE: ADNALDO GOMES LEÃO

VICE- PRESIDENTE: TAISA QUEIROZ

SECRETÁRIO- GERAL: DANIEL CUNHA (EDITOR CHEFE DO BLOG)

DIRETOR DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO: MARTHA

DIRETOR DE FINANÇAS: HERNANDES PAIVA

DIRETOR DE ESPORTES E LAZER: HENTONY RHAYCARD


SUPLENTES: FRANCIANE- FINANÇAS
EDINONES- ESPORTE
OSNIR- SECRETÁRIO- GERAL

CONTATOS: calcnacodoufma@gmail.com ou calcnacodoufma@yahoo.com

AGORA NOSSO C.A ESTAR RECONHECIDO PERANTE O DCE, TODOS OS CARGOS ESTÃO COM PESSOAS EMPOSSADAS!!!

CIÊNCIAS NATURAIS- BLOGS

ESTE BLOG APOIA ESSA INICIATIVA!

.::Turma de Ciências Naturais 2010 Campus VII Codó- Ma::.


ESTAMOS CONCORRENDO AO TOPBLOG! CLIQUE AQUI NA LOGOMARCA ABAIXO!!

Postagens populares