Administração Bacharelado, o primeiro curso de graduação a distância da UFMA, obtém conceito 4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep, após avaliação in loco no polo de Porto Franco. Uma memorável conquista para fechar com chave de ouro o ano de 2011. Leia a entrevista em que o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância – NEaD, faz uma avaliação do que isso representa para a Universidade, antecipando ainda as novidades para 2012. Dentre elas, o Doutorado Interinstitucional em Informática na Educação, da UFMA com a UFRGS, recém aprovado pela Capes para início no segundo semestre do próximo ano.
NEaD/UFMA - Prof. Othon Bastos, o que representa o conceito 4 recebido pelo curso de Administração para a Educação a Distância da UFMA?
Prof. Dr. Othon Bastos Filho - Esse conceito vem fortalecer o nosso trabalho, iniciado com a gestão do prof. Natalino Salgado. O Curso de Administração Bacharelado a Distância foi o primeiro curso de graduação a distância ofertado pela Universidade, seguido por Química Licenciatura que, aliás, será o próximo a ser avaliado pelo Inep.
A história desse curso se confunde com a história de reestruturação da EaD na UFMA, pois iniciamos nele procedimentos inovadores, na tentativa de solidificar uma metodologia própria da Universidade. Nesse percurso, contamos com o apoio dos professores concursados, e de uma infra-estrutura física e tecnológica adequada. Foram 4 anos de muito trabalho coletivo, resultando em melhorias e avanços que se refletem agora no conceito 4, obtido pelo curso após verificação in loco do Inep, um instituto sério e imparcial. Essa nota nos mostra que a metodologia aplicada hoje, em todos os cursos da modalidade a distância do NEaD UFMA, está sendo satisfatória, que estamos indo no caminho certo.
Nosso método de trabalho possui algumas particularidades, dentre elas, a contínua capacitação de docentes e atualização do parque de equipamentos tecnológicos e de comunicação. Utilizamos muito o recurso da videoconferência, por estreitar os laços entre professores e estudantes. Esse é um ponto muito forte da UFMA em relação às outras Universidades. Antes de serem iniciadas as disciplinas, o aluno recebe os livros impressos e participa de um nivelamento em informática básica. O Núcleo realiza o acompanhamento permanente do processo pedagógico antes, durante e após os cursos, junto às coordenações, departamentos e polos.
Toda essa metodologia que aplicamos cotidianamente hoje, em todos os cursos, foi amadurecida junto à trajetória do curso de Administração a distância.
NEaD/UFMA - Além da metodologia, a que podemos atribuir o conceito 4 do curso de Administração a distância?
Prof. Dr. Othon Bastos Filho - Ao conjunto de profissionais envolvidos, em várias áreas. No setor tecnológico, por exemplo, temos a nossa coordenação tecnológica e o apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação da Universidade. O comprometimento da Administração Superior, o envolvimento dos professores dos departamentos, dos técnicos administrativos do próprio Núcleo e também de outros setores da UFMA. Parabenizo, em especial, a equipe do curso, coordenada pelo prof. Ms. Walter Nunes e a equipe do polo de Porto Franco, que é coordenado por Noélia Macedo.
Se o NEaD funciona dentro de um sistema harmônico – que hoje ocorre num processo até cotidiano de ações – é por conta do esforço de um conjunto de profissionais. O Núcleo é, na verdade, somente o maestro que articula ações para suprir necessidades e fazer a metodologia funcionar e, assim, beneficiar os alunos.
NEaD/UFMA - Quais os outros avanços de 2011?
Prof. Dr. Othon Bastos Filho - A outra grande conquista de 2011 foi a aprovação, pela Capes, do pedido de financiamento do Dinter, na área de Informática na Educação, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com 8 vagas para professores da UFMA. Isso vai fortificar nosso quadro de professores doutores, possibilitando que o NEaD, num futuro próximo, ofereça uma pós-graduação, um mestrado, na área de engenharia tecnológica e educacional.
Neste ano, conseguimos também continuar com a formação de docentes. Fomos, inclusive, convidados a dar esse curso em instituições fora do Estado. Outro avanço foi o aumento significativo de vagas: só nesse ano, foram matriculados 4.456 alunos em cursos de graduação e pós-graduação, totalizando 11.679 matriculados de 2007 a 2011. Podemos destacar também a participação da UFMA em todos os eventos nacionais e internacionais na área de EaD, a articulação para trazer o Congresso Internacional da ABED - que será sediado aqui na UFMA em 2012; na SBPC, teremos um espaço para demonstração das inovações tecnológicas.
NEaD/UFMA - E para 2012, quais são as metas?
Prof. Dr. Othon Bastos Filho - Além de continuarmos com as capacitações, tem uma novidade: próximo ano iremos ofertar, presencialmente, o curso de formação em Tecnologia da Informação e Comunicação para os professores no interior do Estado. Dessa forma, com os professores de lá entendendo um pouco mais sobre a educação a distância, daremos o primeiro passo para desenvolver, posteriormente, núcleos de EaD em cada campus.
Outra conquista para 2012 é o Edital de Financiamento de infra-estrutura tecnológica para pesquisas com alunos da EaD. Fizemos a articulação com a FAPEMA, que já decidiu financiar projetos na área.
Teremos a reedição do Edital 15, para o fomento das Tecnologias de Informação e Comunicação nos cursos presenciais de graduação. Em virtude de solicitação da PROEN, temos ainda a meta de produzir e ofertar as disciplinas Técnicas de Leitura e Libras, que são disciplinas do presencial a serem ofertadas na modalidade a distância para os cursos presenciais de licenciatura. Vamos iniciar a produção das disciplinas do último ano das licenciaturas do projeto REUNI, para serem ofertadas em 2013. Então, ocorre hoje um grande avanço institucional que é, sem dúvida, o início da integração das modalidades presencial e a distância na UFMA.
Já temos a empresa vencedora da licitação para iniciar, em janeiro de 2012, a construção do prédio anexo ao NEaD, com 3 andares, contendo auditório, estúdio, laboratórios de informática e ambientes mais confortáveis para as coordenações de projetos e pesquisas. Isso nos ajudará a melhorar ainda mais a qualidade de atendimento ao alunado.
Com todas essas conquistas e metas, podemos afirmar que hoje a UFMA tem a educação a distância como estratégia educacional, e isso resulta em sua expansão, para o alcance de mais municípios maranhenses.
NEaD/UFMA - E os novos cursos?
Prof. Dr. Othon Bastos Filho - Teremos 4 novos cursos de graduação, já autorizados pela Capes: Biblioteconomia, Física, Informática e Letras. Além, é claro, das reofertas do PNAP, com cursos de especialização e graduação. E todos os cursos atuais de graduação, como Biologia, Química e Matemática, serão também reofertados no segundo semestre de 2012.
Fonte: UFMA Campus Bacanga
Nenhum comentário:
Postar um comentário