Promover o conhecimento da matemática, através de cursos de formação voltados a professores de ensino fundamental. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão “Aproximando o conhecimento matemático”, financiado pela pró-reitoria de extensão (Proex). O projeto é coordenado pelo professor do Curso de Ciências Naturais, Antônio Neres, e conta com dois bolsistas.
Na primeira parte do projeto, que já está em andamento, será feita uma análise do ensino da matemática nas escolas públicas da cidade. Depois serão ministradas oficinas e cursos com os professores das instituições escolhidas onde serão discutidas novas formas de ensino dessa ciência. O projeto pretende atingir principalmente as escolas que possuam a menor pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para o professor Antônio Neres, a imagem de vilã que muitos alunos têm da matemática se deve muitas vezes à maneira como ela é ensinada e que é preciso pensar novas metodologias no ensino dessa ciência “Desde pequeno é passada para o aluno a disciplina como complicada. As metodologias usadas acabam mostrando só o lado difícil. O lado belo, sua importância na solução de problemas do cotidiano acaba sendo deixado em segundo plano. Esse projeto tenta quebrar um pouco com essa ideia”, afirma o pesquisador.
Participa também do projeto o estudante do 2º período de Ciências Naturais, Eduardo Menyks. O jovem de 19 anos diz que sempre gostou da matemática e ressalta a importância para a aprendizagem de outras disciplinas “Se o aluno não aprender a matemática, vai dificultar aprender física e química, por exemplo, o que atrapalha muito o desenvolvido do estudante. Esperamos mudar um pouco isso, tornar a matemática agradável de se aprender”, ressalta o aluno.
Na primeira parte do projeto, que já está em andamento, será feita uma análise do ensino da matemática nas escolas públicas da cidade. Depois serão ministradas oficinas e cursos com os professores das instituições escolhidas onde serão discutidas novas formas de ensino dessa ciência. O projeto pretende atingir principalmente as escolas que possuam a menor pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para o professor Antônio Neres, a imagem de vilã que muitos alunos têm da matemática se deve muitas vezes à maneira como ela é ensinada e que é preciso pensar novas metodologias no ensino dessa ciência “Desde pequeno é passada para o aluno a disciplina como complicada. As metodologias usadas acabam mostrando só o lado difícil. O lado belo, sua importância na solução de problemas do cotidiano acaba sendo deixado em segundo plano. Esse projeto tenta quebrar um pouco com essa ideia”, afirma o pesquisador.
Participa também do projeto o estudante do 2º período de Ciências Naturais, Eduardo Menyks. O jovem de 19 anos diz que sempre gostou da matemática e ressalta a importância para a aprendizagem de outras disciplinas “Se o aluno não aprender a matemática, vai dificultar aprender física e química, por exemplo, o que atrapalha muito o desenvolvido do estudante. Esperamos mudar um pouco isso, tornar a matemática agradável de se aprender”, ressalta o aluno.
Fonte: Campus II de Imperatriz
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha
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