A Assessoria de Comunicação-ASCOM/UFMA registra a trajetória de vida do reitor Natalino Salgado Filho, pela passagem do seu aniversário,em 25 de julho.
NATALINO SALGADO FILHO nasceu no dia 25 de julho de 1946 em Cururupu – Maranhão, filho primogênito de Ivete Caldeira Salgado e Natalino Salgado. Concluiu sua formação primária, em Cururupu. Veio para São Luís em 1960 onde cursou o ginasial e o científico no Colégio São Luís. Graduou-se em Medicina no ano de 1973, na Universidade Federal do Maranhão. As atividades relacionadas às ciências da saúde sempre exerceram verdadeiro fascínio sobre ele. A dor de seus semelhantes o comovia e estimulava a estudar medicina. Tornou-se médico por idealismo, vocação e opção consciente. Queria encontrar meios para ajudar o próximo, evitando as doenças, curando pessoas, salvando vidas. Sonhava, também, um dia poder transmitir aos outros tudo aquilo que pudesse aprender.
Em 1973, casou-se com a também médica Bernadete Jorge Pires Leal com quem tem dois filhos, Cristiana e João Vitor. Após a graduação seguiu para o Rio de Janeiro com o objetivo de dar prosseguimento aos seus estudos. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro fez Residência Médica em Clínica Médica e Nefrologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Visando ampliar seus conhecimentos concluiu cursos de Especialização em Administração Hospitalar, Imunologia e Didática de Nível Superior. Em 1975, após submeter-se a Concurso Público, ingressou no quadro de Médico do ex-Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, hoje Ministério da Saúde. Nos anos 1978/1979 chefiou o Serviço de Emergência do Hospital Presidente Dutra e o Serviço de Documentação Científica em 1979/1980.
No ano de 1978, trouxe para o Maranhão o primeiro Rim Artificial e realizou o primeiro procedimento de hemodiálise em nosso Estado, o que, na época, foi uma verdadeira revolução no tratamento de pacientes renais com necessidades de terapia renal substitutiva.
O exercício profissional da Medicina fortaleceu a vocação para o Magistério Superior. Assim submeteu-se ao Concurso Público para Professor Adjunto do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, onde ingressou no ano de 1979.
Na qualidade de diretor do Centro de Estudos do Hospital Presidente Dutra /Ex-INAMPS e reconhecendo a importância e a necessidade da implantação da modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de cursos de especialização, coordenou a implantação do 1º Programa de Residência Médica no Maranhão em 1980 nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Toco-Ginecologia, Pediatria e Medicina Geral Comunitária. O trabalho desenvolvido para atingir tal objetivo lhe valeu a indicação para Membro efetivo da Comissão Nacional de Residência Médica, de 1981 a 1983.
Tornou-se Mestre e Doutor em Nefrologia pela Escola Paulista de Medicina no período de 1987 a 1994. Foi o fundador e 1º Presidente da Sociedade Maranhense de Nefrologia e Membro do Departamento de Nefrologia Clínica da Sociedade Brasileira de Nefrologia no biênio 1987/1988. Em 1989, presidiu o Conselho de Co-gestão do Hospital do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão – IPEM, cujo Conselho era formado por representantes do Governo do Estado do Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão. Com a cessão dos Hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil, do ex-INAMPS, para a Universidade Federal do Maranhão presidiu a Comissão de Implantação do Hospital Universitário em 1990. Com a criação do HUUFMA integrou o Conselho Administrativo do HUUFMA até o ano de 1994.
No Hospital Universitário chefiou, ainda, o Serviço de Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão no período de 1991 a 1997. Exerceu o cargo de Diretor Geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão desde dezembro de 1998, escolhido e eleito através de memorável processo eleitoral do qual participaram professores do Centro de Ciências da Saúde e dos respectivos Departamentos, além dos segmentos representativos da comunidade deste Hospital. Também é membro do Conselho Superior da Universidade Federal do Maranhão – CONSUN, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEP e da Diretoria da ABRAHUE – Associação Brasileira que congrega os Hospitais Universitários e de Ensino.
O exercício do cargo de Diretor do HUUFMA não o afastou das atividades docentes, continuou exercendo as atividades de Professor do Departamento de Medicina, além de Pesquisador. Como Médico Nefrologista e Professor Universitário possui vários Projetos de Pesquisas aprovados pelo CNPq, orienta monografias, participa de Bancas Examinadoras, faz palestras e conferências atendendo a convite de instituições públicas e entidades privadas. Visando o seu aperfeiçoamento técnico-científico participa de Congressos, Simpósios, Conferências, Cursos de Atualização e de outros eventos de interesse de sua área de conhecimento. Tem artigos técnico-científicos publicados em revistas especializadas, além de outros artigos de interesse da comunidade.
Enquanto médico Nefrologista é membro titular da Sociedade Brasileira de Nefrologia, da Sociedade Internacional de Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial. Pertence à Academia Maranhense de Medicina desde 1999, ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão desde 2002 e à Academia Maranhense de Ciências desde 2008. No desempenho de cargos públicos tem tido oportunidade de conviver mais diretamente com a comunidade maranhense, de inteirar-se dos seus problemas e anseios e contribuir para a solução de questões ligadas à saúde individual e coletiva.
Seu trabalho vem sendo publicamente reconhecido, haja vista as premiações com que tem sido agraciado, o que o incentiva a prosseguir tentando aprender sempre e melhorar cada vez mais colocando seu acervo de conhecimentos e a experiência adquirida a serviço da sociedade. Desse modo, teve a honra de ser agraciado com muitas premiações, nas quais destacamos as seguintes:
Diploma de Honra ao Mérito do Rotary Clube da Praia Grande, pelos relevantes serviços prestados à comunidade maranhense – 2001;
Prêmio de “Qualidade Hospitalar” concedido pela Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde, em razão do trabalho desenvolvido no Hospital Universitário – 2001;
Prêmio “João Yunes”, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à implementação das políticas de promoção, proteção e recuperação da criança brasileira na Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário / UFMA – 2002;
Título de “Cidadão de São Luís” concedido pela Câmara Municipal de São Luís – 2002;
Medalha “Simão Estácio da Silveira” concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, em reconhecimento aos bons préstimos e os notáveis serviços prestados a essa Corporação, 2006.
Diploma de Honra ao Mérito Científico, Curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, 2007.
Diploma de 1 º Lugar da Liga Sem Fronteiras. Projeto “Ação Renal – Prevenção da doença renal crônica, Sociedade Brasileira de Nefrologia e diretoria da Nefrodata”, 2008.
Medalha Comemorativa do Centenário da Fundação da Academia Maranhense de Letras, 2008.
Honra ao Mérito da Sociedade Brasileira de Cardiologia-MA, 2008.
Medalha de Legionário concedido pelo Exército Brasileiro – Legião Barão de Caxias, em 25.agosto de 2009.
Medalha de Honra ao Mérito, “Dr. José Jorge Martins”, HUUFMA, 2010.
Título de Cidadão Grajauense, Câmara Municipal de Grajaú, em 18 de agosto de 2010.
Medalha Manuel Beckman, na Assembleia Legislativa – 11 de novembro de 2010
Em 2007, foi eleito pela comunidade universitária Reitor da Universidade Federal do Maranhão, para um mandato de 4 anos, cargo que vem exercendo com muito dinamismo e competência, tendo já implantado consubstanciais mudanças não só no Campus do Bacanga, mas também nos Campi da UFMA em Imperatriz, Chapadinha, Codó, Pinheiro, Bacabal, São Bernardo e Grajaú.
E em 06 de junho de 2011, o Colégio Eleitoral Especial da UFMA, que é composto pelo conselho diretor e conselho universitário, votou na lista tríplice da candidatura do Reitor e Vice-Reitor, baseada na consulta prévia realizada no dia 31 de maio a toda comunidade acadêmica e o reitor Natalino Salgado Filho foi classificado em primeiro lugar, com 76,9 % dos votos para sua 2ª gestão na UFMA.
No próximo, 01 de agosto, às 18h, o nobre aniversariante, Natalino Salgado Filho, estará no Plenário da Câmara Municipal de Codó, recebendo a sua mais recente honraria de Título de Cidadão Codoense, conforme Lei Municipal Nº 1.545 aprovada desde 22.06.2011.
Fonte: ASCOM UFMA Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Edição: Mailson e Daniel Cunha
Ficha de trabalho 6.ºAno - Respiração
-
6.ºAno, Fichas de trabalho, Diversidade nos animais, Ficha digital,
Respiração, Sistema respiratório, (Máximo 50 Pontos).
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário