Dois terços do planeta Terra são formados por esse líquido precioso, contudo a quantidade total de água potável do nosso planeta (própria para o consumo) é de cerca de 0,008 %. A situação é preocupante, pois grande parte das fontes (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas, poluídas e degradadas, pela ação predatória do homem, e, poderá faltar, num futuro próximo, água para as próximas gerações.
O Maranhão é detentor de um grande potencial hídrico, alcançando destaque em nível nacional. O Estado possui dez bacias e mais dois sistemas hidrográficos costeiros. Não obstante à excelente rede hídrica estadual, esta característica por si só não garante a sustentação de água com qualidade e quantidade para suprir as necessidades dos maranhenses; especialmente frente às constantes agressões sofridas pelo meio ambiente, resultando em graves impactos sobre as bacias hidrográficas e, por conseguinte, sobre os recursos hídricos.
O Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Uema realizou em 2009, a delimitação das bacias maranhenses, na escala de 1:100.000. A definição cartográfica é um importante passo para a consolidação das políticas setoriais de planejamento e de gestão dos recursos hídricos, considerando que o Governo passa a dispor de um produto gerado a partir de técnicas, conceitos e materiais, que visa subsidiar essa política estadual; tudo isso tratado com a devida participação da sociedade civil.
O Nugeo acredita que discutir a gestão dos recursos hídricos no âmbito da bacia hidrográfica é, sobretudo, abordar de forma coerente os princípios e os mecanismos para o desenvolvimento sustentável.
De acordo com a professora Andréa de Araújo, presidente da Comissão de EA da Uema e diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), “Vários estudos dos Laboratórios, Núcleos de todos os Centros da Uema tem trabalhado sobre o tema água, com apoio nacional e internacional, cabe agora reforçarmos nossa práxis e estabelecermos um calendário permanente de ações que nos permitam contribuir efetivamente com a conservação deste importante recurso da humanidade”.
Lugar: São Luís - MA- UEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário