REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ

REDES SOCIAIS DO PIBID- UFMA CODÓ
REDES SOCIAIS DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS- CODÓ

domingo, 17 de fevereiro de 2013

UFMA lançará na próxima segunda-feira o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

No total, o objetivo é 938 professores orientadores e 32 professores formadores conseguirem alfabetizar 22 mil e 571 alunos, de 201 municípios maranhenses

SÃO LUÍS - Na próxima segunda-feira, dia 18, a Universidade Federal do Maranhão fará o lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, às 9h, que irá ter a participação também dos representantes dos governos estadual e municipal. Segundo o Ministério da Educação, a intenção é que o Maranhão alfabetize todas as crianças até os oito anos de idade, que estejam no terceiro ano do ensino fundamental e, nesta perspectiva, as Instituições de Ensino Superior ficarão responsáveis pela formação dos professores. 

O pacto é uma tentativa do Governo Federal de reduzir os índices de analfabetismo no Brasil, sobretudo, nos Estados onde esses índices são alarmantes, como é o caso do Maranhão. Daí que a ideia é que os professores da UFMA sejam responsáveis pela formação dos professores orientadores que, posteriormente, numa segunda etapa, serão responsáveis pela capacitação dos formadores. Na prática, serão estes que terão a função de desenvolver as atividades de ensino, a partir dos novos parâmetros do processo de ensino-aprendizagem. 

Assim, os cursos de capacitação dos professores serão realizados durante todo o ano de 2013, nos núcleos de Imperatriz, que vai juntar 34 outros municípios; São Luís, que sediará outros 43 municípios; Pinheiro, que sediará 42 municípios; Caxias, que ficará com 17 municípios; Presidente Dutra, com 32 municípios; e Bacabal, que receberá outros 33 municípios. No total, o objetivo é 938 professores orientadores e 32 professores formadores conseguirem alfabetizar 22 mil e 571 alunos, de 201 municípios maranhenses. “O MEC tem insistido que as Universidades compartilhem as informações com os demais atores sociais”, explicou a coordenadora do Pacto na UFMA, Conceição Moura, durante um encontro, hoje, na reitoria da Instituição, com representantes da Secretaria Estadual de Educação. 

Em síntese, em Imperatriz serão 3 mil e 30 alunos envolvidos; em São Luís, serão 5.884, enquanto, em Pinheiro, serão 3 mil e 953 alunos; em Caxias, serão 3 mil e 37 alunos; em Presidente Dutra serão serão 2 mil e 955 alunos e Bacabal serão 3 mil e 712 alunos que, juntos, totalizarão os 22 mil e 571 alunos. “O que fez com que abarcássemos essa causa foi o fato de que poderemos colaborar para o desenvolvimento de um ensino crítico e articulado”, lembrou Conceição Moura ao falar dos números. 

Mudança de Mentalidade 

Durante o encontro, o Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, ressaltou seu interesse na organização do Pacto, acrescentando que o Maranhão ainda tem 19,1 por cento de analfabetos clássicos (que não sabem ler ou escrever) e que sua meta é reduzir esse índice para 9,1 por cento até 2015. E, para isso, pretende mobilizar toda a Sociedade Civil para esta tarefa que é de todos. Por sua vez, o reitor Natalino Salgado Filho se comprometeu a colaborar para que o Pacto tenha os efeitos desejados. “A Universidade está se preparando cada vez mais para participar dos problemas sociais, interagindo com outras instituições e com a Sociedade Civil organizada. Para isso, estamos reformulando internamente nossas ações para atender da melhor maneira as demandas que nos chegam e para que possamos cumprir com a nossa missão”, frisou. 

Saiba + 

O Pacto Nacional é um conjunto de ações coordenadas por um Comitê Gestor Nacional, do qual participam o Ministério da Educação, MEC; o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE; o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP; o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, CONSED; a União dos Dirigentes Municipais de Educação, UNDIME. O Pacto também será gerido por uma Coordenação Estadual, sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, a União dos Dirigentes Municipais e o Conselho Estadual de Educação, assim como, por uma Coordenação Municipal com as mesmas responsabilidades. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CALCNA- CENTRO ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS 2010 CAMPUS CODÓ

PRESIDENTE: ADNALDO GOMES LEÃO

VICE- PRESIDENTE: TAISA QUEIROZ

SECRETÁRIO- GERAL: DANIEL CUNHA (EDITOR CHEFE DO BLOG)

DIRETOR DE EVENTOS E COMUNICAÇÃO: MARTHA

DIRETOR DE FINANÇAS: HERNANDES PAIVA

DIRETOR DE ESPORTES E LAZER: HENTONY RHAYCARD


SUPLENTES: FRANCIANE- FINANÇAS
EDINONES- ESPORTE
OSNIR- SECRETÁRIO- GERAL

CONTATOS: calcnacodoufma@gmail.com ou calcnacodoufma@yahoo.com

AGORA NOSSO C.A ESTAR RECONHECIDO PERANTE O DCE, TODOS OS CARGOS ESTÃO COM PESSOAS EMPOSSADAS!!!

CIÊNCIAS NATURAIS- BLOGS

ESTE BLOG APOIA ESSA INICIATIVA!

.::Turma de Ciências Naturais 2010 Campus VII Codó- Ma::.


ESTAMOS CONCORRENDO AO TOPBLOG! CLIQUE AQUI NA LOGOMARCA ABAIXO!!

Postagens populares