Há um ano funcionam nos campi UFMA do interior os cursos de Licenciatura Interdisciplinar. A inovadora proposta de um currículo por competências, em que docentes e discentes constroem a grade curricular conforme o avançar do curso, assustou a uma primeira vista. “Acredito que antes dos alunos, nós, os professores, nos surpreendemos com a proposta trazida pelo projeto pedagógico”, admitiu Alysson Steimacher, professor de Ciências da Natureza em Imperatriz, após os primeiros seis meses de atividade docente.
De 2010 para cá, muitos encontros e reuniões foram organizados entre a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e os professores das licenciaturas interdisciplinares no sentido de desenvolver novos mecanismos pedagógicos para um novo contexto acadêmico. O Seminário Temático, que acontece nos dias 18 e 19 de abril no Hotel Holiday Inn em São Luís, traz a novidade de reunir todos os professores das licenciaturas interdisciplinares a fim de discutir metodologias inovadoras e tecnologias de informação para os cursos.
Até agora, cada uma das licenciaturas interdisciplinares (Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, e Ciências Humanas) já possui seu próprio projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), e os professores estão empolgados com o trabalho. “Conseguimos aprovação de dois grupos PET e 13 projetos PIBID. A evasão do curso é muito baixa e está praticamente estagnada”, afirma o Pró-Reitor de Ensino, prof. Aldir Carvalho Filho.
O Seminário Temático terá por palestrante Casemiro de Medeiros Campos, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Durante o seminário, o professor ministrará ainda oficinas temáticas.
Revisão de texto: Késia Andrade
Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Madson Fernandes/ASCOM UFMA
Notícia alterada em: 18/04/2011 13h33
Ficha de trabalho 6.ºAno - Respiração
-
6.ºAno, Fichas de trabalho, Diversidade nos animais, Ficha digital,
Respiração, Sistema respiratório, (Máximo 50 Pontos).
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário