A premiação se deu em duas categorias, comunicação oral e pôster
SÃO LUÍS - A Solenidade de Encerramento do XXIII Seminário de Iniciação Científica (Semic) aconteceu, na última sexta-feira (11), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A premiação se deu em duas categorias, comunicação oral e pôster, que envolveram as pesquisas acadêmicas em várias áreas de conhecimento, como Ciências Sociais, Exatas, Biológicas e da Saúde. Além das congratulações aos estudantes participantes, os orientadores também foram bem recebidos e premiados.
Confira a lista completa dos premiados no XXIII Semic
Para o reitor da UFMA, professor doutor Natalino Salgado Filho, “o momento é de celebrar as conquistas de professores e alunos da Universidade que, com seus esforços, estimulam a produção científica e a inovação do Estado e colocam o Maranhão em um processo irreversível de maximização e de difusão do conhecimento”.
Já a professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFCE) e avaliadora externa do XXIII Semic, Marta Damasceno, “o Maranhão não deve nada às demais universidades brasileiras”. A professora também parabenizou a produção científica da UFMA, pois, segundo ela, “a Universidade tem dado um salto tanto em relação à oferta de novos cursos e estímulos aos novos pesquisadores, quanto em expansão da sua estrutura física”.
Crescimento
O número de pesquisas científicas na UFMA tem crescido à medida que os novos cursos de pós-graduação são lançados pela UFMA. Isso porque, conforme o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, professor doutor Fernando Carvalho, a pesquisa está diretamente associada à pós e, para ele, os alunos de iniciação científica são os futuros pesquisadores da Universidade.
“A premiação do Semic é um dos exemplos do que está sendo feito pela UFMA para motivar seus pesquisadores”, afirma Fernando Carvalho sobre o conjunto de ações como o Programa Enxoval, que propicia a estrutura mínima para produção científica e inovadora dos professores da UFMA recém-doutorados; e como o aumento do número de bolsas de pesquisa e extensão disponibilizadas por órgãos de fomento como a Capes, o CNPq, a Fapema e a própria UFMA.
A cerimônia de premiação do XXIII Semic aconteceu no Auditório Central do Campus do Bacanga, em São Luís, na última sexta-feira (11).
Fonte: UFMA Campus Bacanga
Os pássaros na minha escola
-
Os docentes do grupo 230, Matemática e Ciências Naturais, dinamizaram ao
longo do ano um projeto intitulado “Os pássaros na minha escola”. Foram
desenvolv...
Há um ano


Nenhum comentário:
Postar um comentário