A cessação dos testes nucleares é um meio fundamental para alcançar a meta de um mundo livre de armas nucleares.
As Nações Unidas comemoram nesta segunda-feira, 29, o Dia Internacional contra Testes Nucleares. Este dia foi declarado pela ONU em virtude de que o ano de 2011 marca o vigésimo aniversário do fim dos testes nucleares em Semipalatinsk, e, visa mobilizar as Nações Unidas, os Estados-Membros, organizações intergovernamentais e não-governamentais, instituições acadêmicas, as redes sociais da juventude e os meios de comunicação para trabalhar em informação, educação e promoção da necessidade de proibição de testes nucleares como um passo importante para um mundo mais seguro.
O principal propósito de acabar com os testes nucleares é evitar o devastador e prejudicial para a vida e a saúde das pessoas, sendo a cessação dos testes nucleares um meio fundamental para alcançar a meta de um mundo livre de armas nucleares.
Teste Nuclear é uma experiência que envolve a detonação de uma arma nuclear. A Bomba nuclear é uma arma explosiva cuja energia deriva de uma reação nuclear e tem um poder destrutivo imenso.Dependendo da sua potência uma única bomba é capaz de destruir uma grande cidade inteira. Bombas atômicas foram usadas duas vezes em guerra, ambas pelos Estados Unidoscontra o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, durante aSegunda Guerra Mundial. Consistindo em um dos maiores ataques a uma população civil já ocorrido na história, com quase 200 mil mortos. No entanto, elas já foram usadas centenas de vezes em testes nucleares por vários países.
Os efeitos predominantes de uma bomba atômica são a explosão e a energia térmica (calor), a liberação de radiação (raios-X, gama, nêutrons) e o pulso eletromagnético. Em relação aos efeitos térmicos da bomba, estes são muito semelhantes aos dos explosivosconvencionais de alta potência. A principal diferença é a capacidade de liberar uma quantidade imensamente maior de energia de uma só vez.
Cientistas estudaram os sobreviventes dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki para compreender os efeitos de curto e longo prazo das explosões nucleares sobre a saúde humana. A radiação e a precipitação radioativa afetam as células responsáveis pela divisão ativa (cabelo, intestino, medula óssea, órgãos de reprodução). Alguns dos problemas de saúde incluem: náusea, vômitos e diarreia, catarata, perda de cabelo, perda de células sanguíneas. Estes problemas frequentemente aumentam o risco de ocorrência de: leucemia, câncer, infertilidade e deficiências congênitas.
As armas nucleares possuem um alto poder de destruição a longo prazo, que ultrapassaria em muito o alvo original. É por essa razão que os governos mundiais buscam uma tentativa de controlar a difusão da tecnologia de armamento nuclear e seus materiais, bem como a redução do arsenal de armas nucleares empregadas durante a Guerra Fria.
Para o Profº Drº Antônio José Oliveira, do Departamento de Física da UFMA e pesquisador na área de Física Atômica e Molecular, o uso de energia nuclear deveria ser proibido em qualquer tipo de fabricação de artefato com pretensão de destruição em massa, como no uso de armas nucleares. Sendo assim, a favor da energia nuclear apenas em benefício da sociedade, como alternativa energética, na radioterapia, quimioterapia, e outros.
Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Ficha de trabalho 6.ºAno - Respiração
-
6.ºAno, Fichas de trabalho, Diversidade nos animais, Ficha digital,
Respiração, Sistema respiratório, (Máximo 50 Pontos).
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário