Curso do Profebpar capacita mais 180 professores nos municípios
Foi com essas palavras que o coordenador do Curso de Pedagogia do Programa e Formação Especial de Professores para Educação Básica do Plano de Ações Articuladas – Profebpar, professor mestre Samuel Luiz Velázquez Castellanos, descreveu a aula inaugural da primeira turma do Curso de Pedagogia nos municípios de Santa Inês, a 245 km, e de Codó, a 291 km de São Luís.
Nos dias 29 e 30 de julho, o Profebpar inaugurou mais quatro turmas do Curso de Pedagogia. Na aula inaugural a temática em reflexão foi “A formação do professor do Ensino Superior” discutida em mesa redonda com subtemas como: “A Universidade como espaço de formação e construção do saber”, ministrado pela professora mestra Socorro Estrela Paixão; “A relação do gênero e as relações de poder que perpassam pelo campo da Pedagogia”, com a professora mestra Raimunda Nonata Machado; e “A identidade do professor e a sua formação: explorando a realidade do pedagogo no Brasil e especificamente no Maranhão”, com a professora doutora Dorivan Câmara de Jesus.
Estiveram presentes as coordenadoras locais de Santa Inês, Marilúcia Cavalcanti, e de Codó, Joana Etiene Lima Silva, além das secretárias de educação dos municípios de Monção, Edvana Jaçonara Serejo Mendonça, e de Igarapé do Meio, Mariya Suanny.
Os novos cursos terão 180 alunos divididos em quatro turmas, sendo três turmas em Santa Inês; e uma, de 40 alunos em Codó. O coordenador do Profebpar Samuel Velázquez explicou o funcionamento do programa e seus desdobramentos, enfatizando a importância do mesmo nessas localidades. “O programa tem o apoio de municípios vizinhos que colaboram com o sistema de transporte para os estudantes de suas cidades até o local das aulas, auxiliando estes que já são professores na rede de ensino a se qualificarem, o que resultará no desenvolvimento e melhoria da educação no interior do Maranhão”, explica o coordenador.
Em Santa Inês, as aulas acontecem na Escola Martins Bringel, e em Codó na Escola Estevan Ângelo de Souza.
Fonte: UFMA CAMPUS Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Revisão: Daniel Cunha
Nenhum comentário:
Postar um comentário