Grupo realiza atividades em escolas públicas e com grupos de catadores de material reciclável
O Programa de Educação Tutorial PET/Conexões de Saberes da UFMA Imperatriz está desenvolvendo projetos de pesquisa voltados para os seguintes temas: Educação Ambiental, Hanseníase, Educação e Saúde e Consciência Negra nas escolas públicas, além de ações sobre materiais recicláveis junto aos catadores de lixo. O tutor do programa (PET) é o Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro, do Curso de Enfermagem. Hoje, o grupo reúne 12 acadêmicos bolsistas: seis do curso de Jornalismo; dois de Pedagogia e quatro de Enfermagem.
Há também outros trabalhos relacionados à Produção Textual e à Trajetória do PET Conexões de Saberes. Outra pesquisa do grupo, em andamento, aborda o perfil socioeconômico dos alunos que ingressam na UFMA com o objetivo de oferecer apoio aos novos universitários.
Esse ano, quatro pesquisas do grupo serão enviadas para o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária-CBEU, que ocorrerá em novembro em Porto Alegre. Um outro trabalho foi apresentado em julho no Encontro Nacional do PET/Enapet, realizado em Goiânia-GO, pelos alunos Alan Milhomen e Diana Cardoso.
O professor explica que os trabalhos são desenvolvidos em duplas. “Cada dupla é responsável por fazer as pesquisas na comunidade local. Depois de coletadas, as informações são analisadas pelo grupo para elaboração da estratégia de ação. Inclusive alguns desses projetos surgiram a partir de atividades realizadas em escolas locais”, informa Paulo Roberto.
O coordenador diz que a seleção para ingresso no grupo é feita por meio de entrevista, na qual é avaliado principalmente o perfil socioeconômico do candidato. Um edital também é divulgado com a documentação para inscrição no seletivo. O pesquisador lembra que para fazer parte do projeto é preciso ter disponibilidade, pois a carga horária é de 20 horas semanais e acrescenta que o aluno também deve ter interesse pela pesquisa e extensão.
O estudante Adão Ferreira de Sousa, integrante do PET/Conexões de Saberes, destaca as ações sociais do grupo. “No PET a gente desenvolve o projeto na Universidade, mas o campo de atuação é a comunidade. Nós já tivemos vários campos de atuação como as escolas e os bairros, onde fazemos trabalhos de educação ambiental e saúde bucal com crianças da pré-escola da rede pública local”.
Criado para apoiar as atividades acadêmicas na Universidade, o Programa de Educação Tutorial (PET) integra ensino, pesquisa e extensão, propiciando assim aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades dos cursos de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica do Governo Federal.
Há também outros trabalhos relacionados à Produção Textual e à Trajetória do PET Conexões de Saberes. Outra pesquisa do grupo, em andamento, aborda o perfil socioeconômico dos alunos que ingressam na UFMA com o objetivo de oferecer apoio aos novos universitários.
Esse ano, quatro pesquisas do grupo serão enviadas para o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária-CBEU, que ocorrerá em novembro em Porto Alegre. Um outro trabalho foi apresentado em julho no Encontro Nacional do PET/Enapet, realizado em Goiânia-GO, pelos alunos Alan Milhomen e Diana Cardoso.
O professor explica que os trabalhos são desenvolvidos em duplas. “Cada dupla é responsável por fazer as pesquisas na comunidade local. Depois de coletadas, as informações são analisadas pelo grupo para elaboração da estratégia de ação. Inclusive alguns desses projetos surgiram a partir de atividades realizadas em escolas locais”, informa Paulo Roberto.
O coordenador diz que a seleção para ingresso no grupo é feita por meio de entrevista, na qual é avaliado principalmente o perfil socioeconômico do candidato. Um edital também é divulgado com a documentação para inscrição no seletivo. O pesquisador lembra que para fazer parte do projeto é preciso ter disponibilidade, pois a carga horária é de 20 horas semanais e acrescenta que o aluno também deve ter interesse pela pesquisa e extensão.
O estudante Adão Ferreira de Sousa, integrante do PET/Conexões de Saberes, destaca as ações sociais do grupo. “No PET a gente desenvolve o projeto na Universidade, mas o campo de atuação é a comunidade. Nós já tivemos vários campos de atuação como as escolas e os bairros, onde fazemos trabalhos de educação ambiental e saúde bucal com crianças da pré-escola da rede pública local”.
Criado para apoiar as atividades acadêmicas na Universidade, o Programa de Educação Tutorial (PET) integra ensino, pesquisa e extensão, propiciando assim aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades dos cursos de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica do Governo Federal.
Fonte: UFMA Campus II imperatriz
Edição: Mailson e Daniel Cunha
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