O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença.
Hoje, dia 29 de agosto, é o Dia Nacional do Combate ao Fumo. É o dia em que são desenvolvidas campanhas alertando às pessoas os males que o cigarro causa, e a Divisão de Qualidade de Vida (DDRH/PRH) da Universidade Federal do Maranhão desenvolve o projeto “Recomeçar”, cuja campanha desse ano é “Não ao Fumo! Sim à VIDA”, voltado para os servidores que desejam parar de fumar e precisam de apoio e ajuda para isso.
O projeto é específico na área de prevenção e acompanhamento dos servidores dependentes em cigarro e outras drogas, e aproveita a data de combate mundial para expandir e divulgar suas atividades. Além destas atividades, que incluem acompanhamento psicológico, o servidor dependente poderá participar de outro projeto idealizado pela DQV em parceria com o Núcleo de Esportes, que irá oferecer atividades físicas como natação, dança, hidroginástica e Pilates, sendo este último exclusivo para os servidores aposentados e de terceira idade.
O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo, principalmente por conta de toda a propaganda e glamour que o rodeia. A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão.
Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos, cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando. “O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante e estima-se que ocorram, por ano, 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o assunto e diminuir os riscos de mortes e doenças, o governo aprovou, em 1986, a Lei Federal nº 7.488, que estabeleceu o dia 29 de agosto como “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, criando assim, o compromisso de elaborar campanhas de combate ao tabagismo. Essa iniciativa também é praticada em todo o mundo no dia 31 de maio, conhecido como “Dia Mundial sem o Tabaco”, que movimenta todos os países na luta contra o vício.
Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado, etc.
O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.
Dessa forma, para se evitar a aquisição de um câncer ou outras doenças causadas pela fumaça do cigarro, o melhor a fazer é não fumar e ajudar a combater o consumo do fumo, do tabaco, devido aos sérios problemas que causam ao organismo. “É importante que haja campanhas desse tipo, porque elas trazem uma reflexão aos fumantes sobre a importância de cuidar mais da saúde, e ver que existem mais benefícios na vida sem o uso do cigarro”, comenta Alynne Virgínya, psicóloga e diretora da Divisão de Qualidade de Vida.
Fonte: UFMA Campus Bacanga
Edição: Daniel Cunha
Ficha de trabalho 6.ºAno - Respiração
-
6.ºAno, Fichas de trabalho, Diversidade nos animais, Ficha digital,
Respiração, Sistema respiratório, (Máximo 50 Pontos).
Há um ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário